sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Quinto álbum de Coldplay se chama Mylo Xyloto


     A banda britânica confirmou esta semana que o álbum sucessor de Viva La Vida se chama Mylo Xyloto (como já previam os rumores entre fãs nos fóruns da banda) e será oficialmente lançado no dia 24 de outubro deste ano. Apesar de não sair a tempo de tocar no Rock in Rio 2011, nada impede da banda tocar os singles já lançados, como vem fazendo em outros festivais. A lista de músicas que comporão o disco ainda não foi divulgada, sendo até possível que alguns dos singles oficiais (Moving To Mars, Every Teardrop Is A Waterfall, Major Minus e Paradise - este último será lançado dia 12 de setembro) não estejam no álbum.
     É interessante notar que, apesar do nome estranho do álbum, há alguma lógica por trás. A origem do nome parece remeter a um tipo de arte de rua que funde o grafite com a Pop Art, com um teor bem engajado socialmente, o Xylohttp://xylo.me/. É perceptível a semelhança da arte utilizada no álbum e o xylo, como os grafites nos muros, os signos usados quase aleatoriamente e até a fonte da letra utilizada. Então o nome Xyloto provavelmente é uma referência a esse tipo de arte. E Mylo - http://www.artofthestate.co.uk/graffiti/xylo_cctv_swastika.htm-, por sinal, é um artista desse gênero, mas a banda já declarou que não o conhece.

Semelhança entre as artes: à esquerda do Coldplay e à direita, Xylo. Clique para aumentar

     O álbum foi produzido por Markus Dravs, Daniel Green e Rick Simpson, com a ajuda do inseparável Brian Eno. Foi divulgado também que a obra sairá em três formatos: virtual, CD e vinil. Haverá também uma edição limitada que inclui o CD, o vinil, fotos exclusivas e um livro pop-up de arte grafite produzido pelo artista David Carter (livro pop-up é aquele formato quase infantil que, quando abrimos uma página, as figuras saltam do livro - veja na gravura ao lado).

     Apesar da resistência de alguns em relação ao novo trabalho do grupo, é importante ressaltar que a proposta quase subliminar da obra tem sua beleza. As suas músicas com certeza vem mudando bastante, mas a banda sempre tenta passar algo diferente para o espectador, e essa ideia tem que ser, se não compreendida, ao menos captada pelo público. E esperemos que a banda continue com essas surpresas, apesar de Chris ter dito que "cada gravação é como se fosse a última".

Nenhum comentário: