sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Um daqueles gênios que a gente percebe desde cedo


         Felipe Nunes é o nome da fera. Com apenas 16 anos ele faz desenhos incríveis e inclusive já publicou em revistas como Mundo Estranho, Runners e MAD.  "Desenho desde sempre. Achei uns desenhos outro dia em casa de 98, 99, quando tinha 3, 4 anos. Eram bem legais, sobre um homem que jogava ovos no Capitão Gancho", disse bem-humorado Felipe. "Nos meus aniversários sempre pedia blocos de canson e canetinhas, e gastava tudo em dois dias".
         Por desenhar tão cedo, ele já passou por vários estilos de desenhos. O atual, arrisco dizer, é o melhor. Mesmo sem deixar de lado a originalidade, Felipe busca muitas influências em artistas brazucas e gringos, como Laerte, Gustavo Duarte, Sica, Cyril Pedrosa e Craig Thompson.  Claro que suas influências não se restringem aos outros desenhistas: cinema e música são  temas de muitos de seus desenhos. Stanley Kubrick, seu diretor favorito declarado, tem um valor especial para Felipe, tanto que já o homenageou com desenhos do clássico Laranja Mecânica. O foco desse artigo, porém, é na influência musical em seus desenhos, já que se trata de um blog musical. Seu repertório não desaponta: "Sou um fã inegável de Beatles, Led Zeppelin e The Strokes", admite. Também cita Mutantes, Vivendo do Ócio e Radiohead, o que justifica seu estilo indie. "Cara, esqueci de falar de Vespas Mandarinas, Júpiter Maçã e Cidadão Instigado", disse, fazendo questão de abordá-los.

Caricatura dos Beatles que Nunes fez para o Projeto Carambola

         Felipe tem, além de seus dois blogs -Nunes Cartuns e Arquivos do Nunes (antigo, ele não o atualiza mais)-, o Projeto Carambola com outros três jovens desenhistas, onde cada um faz em seu estilo um desenho sobre determinado tema (como The Beatles ou os personagens de Coragem, o cão covarde), e todo desenho tem a participação especial de um desenhista conhecido, como Jean Galvão. A descrição do blog diz que são quatro aspirantes a desenhistas. Mero eufemismo, já que essa galera têm um belo dom e, entre eles, Nunes se destaca. Segundo Felipe, os editores das revistas em que publicou não o tratam com tanta mordomia, ao contrário dos outros ilustradores. "'Nossa, você é tão novo!'", diz Felipe sobre a reação deles. "'Na sua idade não desenhava nem metade disso!' Mas sempre acho que é só pra me apoiar, que eles sempre desenharam bem assim".

Tira sobre o Pink Floyd no estilo anterior que Felipe usava. Desenho do ano passado

         Pretendendo se formar em Design Gráfico, Filipe quer seguir a carreira de desenhista. Apesar de valorizar mais a estética do que o conteúdo em sua arte, acha que é importante ter as duas perspectivas. "Não é necessário um ótimo desenho pra ser uma ótima tira", diz. Enfim, é sempre impressionante achar artistas tão jovens, que veem na arte não só o sentido da vida mas estão sempre em busca de mais influências. "O importante é não ter preconceito em o que ver e ler. Se você tiver um pé atrás em tudo que ver, não vai conseguir viver", completa ele.

Um comentário:

matheus aguiar disse...

o nunes é fera, grande desenhista, cara de ideias. ta crescendo rápido.