segunda-feira, 8 de agosto de 2011

C_mpl_ete - Por trás do álbum

Capa do disco C_mpl_ete, que teve tanto a versão virtual quanto em CD.

     Moveis Coloniais de Acaju é aquele tipo de banda que chama muita atenção. Afinal, nove integrantes, um gênero que não se define como ska, rock ou qualquer outro inclassificável, e músicas baseadas em instrumentos de sopro metálico não é algo que se vê todo dia. Mas essa fórmula funciona para a banda brasiliense desde sua formação em 1998.
     O fato é que a banda só começou a aparecer na mídia (leia-se mídia alternativa) após o lançamento de seu primeiro álbum de estúdio, Idem 2005, em 2005. Na verdade, a obra foi apenas o suporte para o que seria a marca registrada da banda: as apresentações ao vivo. A batida estranhamente dançante, o esguio e carsimático vocalista André Gonzáles e a química do conjunto de sopro tornam seus shows um espetáculo contagiante. Mas, após ter essa exposição maior no cenário brasileiro -e até arriscar uma turnê na Europa-, a banda precisou mostrar uma face mais séria: um álbum que, por si só, confirme a banda como uma das salvadoras da música alternativa nacional (ou pelo menos de um gênero que não seja o MPB).
     Uma das principais mudanças entre o primeiro e o segundo álbum (Complete, 2009) foi a própria união do grupo, segundo o tecladista Eduardo Borém. A saída do principal compositor do grupo, o guitarrista Leonardo Bursztyn, talvez seja uma das razões. Isso porque, assim, os outros integrantes são forçados a compor mais e, muitas vezes, juntos. Para se ter uma ideia, nesse álbum não há a assinatura das canções. O único lado ruim disso é que não há ninguém especificamente para agradecer pela obra-prima Adeus, por exemplo. Diferente de todas as outras músicas de MCA, essa faixa de abertura tem um relaxante e hipnótico efeito de guitarra e teclado, incluindo uma letra simples mas interessante.


     A poesia do disco, aliás, tem um estranho temperamento. Se analisada superficialmente muitas vezes só se encontra absurdos. Mas, se lida e relida, fica mais fácil ver seu significado, dividido em dois temas: amor e questões existenciais (talvez resultado da crise de personalidade da banda por conta do gênero quase incalssificável). O Tempo e Decomplica, respectivamente, exemplificam bem essas duas faces da poesia do álbum, e se destacam em relação as outras músicas. Acontece que as letras das músicas são ofuscadas pela forma e gênero tão incomuns da banda, por isso não é o principal atração do CD.

     Analisando mais tecnicamente, percebe-se que os instrumentos de sopro tomam com maestria o lugar da guitarra, ora como riff e ora como a própria base da música. Os mais desavisados podem confundir alguns solos de flauta, por exemplo, com um efeito leve de guitarra. Aliás, essa troca de papéis pode ser um tanto incômoda as vezes, pois algumas músicas apresentam uma guitarra improvável - a batida tipicamente indie rock em Lista de Casamento traduz bem essa ideia. Por isso pode-se arriscar dizer que o disco é uma digestão pesada para os primeiros ouvintes. Mas após se acostumar, Móveis Coloniais de Acaju se revela uma banda tão original quanto agradável.
     Produzido por Carlos Eduardo Miranda (que já trabalhou com Skank, O Rappa, e atualmente é um dos jurados de Qual o seu talento?), o álbum Complete foi um projeto interessante. A ideia era produzir um álbum virtual, com letras, downloads gratuitos e até cifras, tudo disponível no site da banda -http://www.moveiscoloniaisdeacaju.com.br/complete/-, incluindo videoclipes de todas as músicas. Trama, a distribuidora do disco, cumpriu seu papel devidamente, que deu nesse projeto de certa forma interativo para os fãs. O resultado do disco é quase um consenso nacional: quem era fã ficou mais fã ainda; quem não gostava agora tem o dever de dar o mínimo do reconhecimento que a banda merece.

 

DOWNLOADS:
-http://albumvirtual.trama.uol.com.br/album/1128131176    ou
-http://www.mediafire.com/?2chvjn7d9pj

Nenhum comentário: