quinta-feira, 24 de março de 2011

Faroeste Caboclo - o filme

 "Toca um Faroeste aí..."


     A saga do querido anti-herói João de Santo Cristo, depois de tantos boatos, finalmente vai para as telonas do cinema. A música Faroeste Caboclo, que foi composta por Renato Russo na sua época época de Trovador Solitário, narra a história que saiu de Salvador para tentar ganhar a vida em Brasília, a cidade do futuro, mas, pela maldade do destino, acabou se envolvendo no tráfico.

     A trama tem tudo para se tornar mais um sucesso no novo gênero de 'bandidagem' do cinema (que inclui Cidade de Deus, Tropa de Elite, Meu Nome Não É Johnny, entre outros). É até estranho que até agora o projeto não tinha saído do papel. Culpem a burocracia pela demora no começo do projeto (está há 3 anos em andamento), pois os idealizadores da Gávea Filmes, que está comandando o projeto, tiveram que enfrentar a empresa Tapajós, dona dos direitos autorais da música, mesmo com o apoio da família de Renato Russo. O processo está em andamento, e se a Tapajós vencer, o filme não poderá contar com a trilha sonora do Legião. Seria ridículo se uma obra prima como essa simplismente não contasse com a música que a inspirou. Esse, meus caros, é o retrato das companhias que preferem o dinheiro aos valores.

     Enquanto a parte feia, da papelada, se embola ainda mais, a parte artística progride. A produção contará com Paulo Lins, que também participou do roteiro de A Cidade de Deus, e com a direção de René Sampaio que, apesar de estar estreando em longa-metragens, já fez muitas peças publicitárias e trabalhos no exterior. Ele, aliás, é formado em Comunicação da Universidade de Brasília. No elenco, Fabrício de Boliveira encarnará João de Santo Cristo, Isis Valverde será Maria Lúcia e Felipe Adib, o 'vilão' Jeremias. O resto do elenco, especula-se, será brasiliense. Há até uma promoção onde você que é fã pode participar de uma das cenas gravadas - mas já está finalizado. Com um grupo consistente como esse, mais uma vez aumenta as expectativas.

Boliveira, Valviverde e Adib, respectivamente, os atores protagonista

     Durante o desenvolvimento do projeto, houveram muitas pesquisas sobre como era Brasília no tempo da história (anos 70), tanto da urbanística como na questão da violência e atitudes dos moradores, há algumas semanas a produção já viajou para a capital para decidir as locações e começar as filmagens. O filme está previsto para o segundo semestre de 2011. E mais, o site da Gávea Filmes promete surpreender o espectador pela forma como a história será contada. Esperamos que seja uma boa surpresa.

A diferença de Brasília na época da composição e hoje



Nenhum comentário:

Veja também