sábado, 2 de julho de 2011

Homeward Bound - A voz do folk

    Lançado no Parsley, Sage, Rosemary and Thyme (1966), um dos melhores álbuns da dupla Simon & Garfunkel, a música Homeward Bound é um hino a uma vida tranquila.


     Composta por Paul Simon, cuja expressividade no mundo do folk é inversamente proporcional ao seu tamanho (1,60 metros), Homeward Bound atingiu o 5º lugar nas lista das músicas mais tocadas da Billboard  e assim permaneceu por mais quatro semanas. Desempenho justificável se for analisado algo além da bela melodia que a música apresenta.
     Foi a primeira música do álbum a ser gravada (14 de dezembro de 1965). Segundo Simon, ela foi composta durante uma viagem a Liverpool, na Inglaterra. A inspiração da música veio sem muita força: Simon estava em um de seus momentos mais felizes da vida e tinha um cultura inteira à sua disposição. Assim a letra da música foi se costurando à melodia, criando uma bela poesia.
     "Estou me sentando na estação de trem/consegui uma passagem pro meu destino". O primeiro verso da música já faz uma referência à Estação de trem de Liverpool, como Simon viria a afirmar mais tarde. E a canção vai se desenrolando na história de um moço que volta para sua casa no campo após se desiludir da cidade ("E todas as cidades parecem a mesma pra mim/os filmes e as fábricas"). Um tanto bucólica, a letra dá ênfase nos conceitos 'fugere urbem' e 'locus amoenus' (fugir da cidade e lugar tranquilo, respectivamente). Tais conceitos visivelmente exemplificados no refrão "lar, para onde meus pensamentos fogem/lar, onde minha música toca/lar, onde meu amor se deita esperando/silenciosamente por mim".
     Homeward Bound, que significa 'retorno para casa' é uma música que inspira tranquilidade após um sufoco, e dificilmente divide opiniões sobre sua qualidade. Ironicamente, Simon não a aprecia muito: "Primeiro porque o título não é original", tenta explicar. Mas mesmo assim ele admite o crédito que a música merece: "o que eu gosto nisso é que me traz uma lembrança muito nítida da Estação de Liverpool, das ruas da cidade e do clube onde eu tocava quando tinha 22 anos. É como uma fotografia muito antiga", disse Simon em 1990.


     

Nenhum comentário: