sexta-feira, 5 de agosto de 2011

RHCP inova e fará show com transmissão mundial


     Após cinco anos de ressaca musical, a banda de funk-rock americana Red Hot Chili Peppers lançará seu décimo primeiro álbum de estúdio, I'm With You, no dia 30 de agosto deste ano. A obra é a sucessora do duplo Stadium Arcadium, que foi bem recebido pela crítica.
     A grande novidade, porém, não é o álbum em si (que invoca um certo pêsame pela falta do grande John Frusciante na guitarra), mas um grande projeto que envolve seu lançamento. A assessoria da banda informou que o show de comemoração do lançamento do álbum, que ocorre também no dia 30 de agosto, em Cologne (Alemanha), estará disponível ao vivo em salas de cinemas, em alta definição, em várias partes do mundo. O site de venda da banda - http://www.rhcplivehd.com/ - aponta 34 países que terão salas disponíveis para o show ao vivo, incluindo o Brasil.
     É um projeto elaborado e arriscado. É difícil imaginar todas as parcerias e capital investido para fazer dar certo, e tudo está depositado na confiança de que os fãs aderirão. Só nos EUA são 450 salas distribuídas por todo o país, e outros países como Itália e Alemanha também apresentam muitas salas disponíveis. As vendas dos ingressos começaram hoje (05/08) mas não são todos os países que ainda os têm. Aqui no Brasil e no Canadá, por exemplo, só começam a venda dia 12 e ainda nem é possível ver as cidades escolhidas.
     A questão de ser um show transmitido mundialmente não é a inovação. Esse mérito é dos Beatles, que transmitiram em 1967 a música All You Need Is Love para 26 países. Muitas bandas hoje também usam a transmissão, mas na internet, para mostrar seus espetáculos, o que faz parecer desvantagem sair para ver a banda no cinema quando se podia ver de graça online. A ideia da produção deste show é usar o ambiente de cinema em várias partes do globo, contando com a interação com outros fãs e com o preciosíssimo HD. A inovação, portanto, é um rascunho de um novo mercado que pode ser explorado pela quase falida indústria fonológica e pelo mercado musical em desesperado para vender. Será se a moda pega?


site da banda: http://redhotchilipeppers.com/

Nenhum comentário:

Veja também