terça-feira, 12 de julho de 2011

Quando Rock vira Jazz

     E quando encontramos as músicas da nossa banda favorita remixadas, desnudadas, repensadas e viradas de cabeça para baixo?


     Se a tendência é desgostar e evitar a "desobra-prima", é muito provável que sinta o mesmo com a série de coletâneas The Rio/NYC Series da gravadora Music Brokers, lançada entre 2005 e 2011. Mas a obra não é voltada para esse público, e sim para o mais versátil. Quem mais amaria ouvir The Beatles em Jazz ou Ramones e Guns n'Roses em Bossa Nova (o Jazz genuinamente brasileiro)?
     A ideia é exatamente essa, convidar os amantes do Rock a ouvir o melhor do Jazz ou mostrar o universo Punk para os MPB's, sem preconceito. A primeira impressão dos discos já chama atenção. A capa de todos os discos da série segue um padrão, no qual apresenta fotos sensuais das cinturas de modelos. Mas, por incrível que pareça, não é essa imagem que mais marca. Rapidamente esquecemos a provocativa capa para analisar as provocativas releituras, reproduzidas por bandas um tanto desconhecidas, mas talentosas. Veja a seguir comentários sobre alguns dos discos.
Links para download ao final do post

Jazz and Beatles (The NYC Series)

     Não é a primeira experiência em que uma obra do Fab Four tem uma versão em Jazz. Na coletânea The Smooth Jazz, que teve uma boa repercussão, há um cover fantástico da música Something, dificilmente superável. De fato, essa canção tem muito em comum com esse gênero tão elitista. Mas não é ela, que também compõe o repertório do disco, que toma os holofotes. Day Tripper e Come Together são surpresas indispensáveis, tanto pela diferença da original para o cover quanto pela qualidade do resultado final da canção.
     As outras 12 faixas oscilam entre clássicos dos Beatles, como Yesterday (a música mais regravada da história) e All You Need Is Love, e outras músicas mais tímidas do grupo, como Honey Pie e Oh! Darling. A qualidade, porém, é digna de um álbum premiado de Jazz. Em Day Tripper a voz da vocalista é o perfeito clichê de Jazz e o baixo tocando a melodia do verso em Hey Jude surpreende como é possível tirar o complexo do simples.


DOWNLOAD: http://www.fileserve.com/file/sUbdNRW


Bossa n'Ramones (The Rio Series)

     O Punk Rock surgiu como a limpeza do rock, que estava ficando muito complexo em super-produções vide Pink Floyd. Por isso suas músicas são, com respeito, pobres em arranjos e simples na estrutura. Nesse cenário que os Ramones despontaram como a grande inovação. Então, o que leva os produtores a transformar essas canções de três acordes na bem temperada Bossa Nova?
     A surpresa desse disco está exatamente na "complexalização" das composições, que ganharam notas a mais e arranjos quase cômicos na metamorfose. Para ficar algo mais harmônico, o disco chama o gênero de eletrobossa, ou seja, Bossa Nova com traços de música eletrônico. Foi melhor jeito de abrasileirar I Wanna Be Your Boyfriend e Pet Sematary, que ficou quase irreconhecível. Ramones, Bossa Nova e música eletrônica? Uma combinação bizarramente agradável e prato cheio para os sobrinhos converterem seus tios em admiradores do Rock.


DOWNLOAD: http://www.4shared.com/file/l_-5NtrX/Bossa_N_Ramones.html


 Bossa n'Roses (The Rio Series)

     Guns n'Roses é uma banda no mínimo contraditória. Enquadrada no gênero Hard Rock, teve baladas e músicas românticas entre seus maiores sucessos. Mas não é a crise de identidade da banda que vai comprometer a qualidade da admirável iniciativa dessa série de coletâneas.
     Patience, Don't Cry e Knocking on Heaven's Door não são exatamente surpresas. Suas atmosferas suaves deixam um terreno preparado para os arranjos do eletrobossa, mas o resultado continua, se não no mesmo patamar da canção original, agradáveis. Impagável é a releitura de Paradise City, clássico do rock que carrega os famosos gritos do vocalista Alx Rose. Tais gritos, porém, viram sussurros na versão do disco, alcançando a proposta de renovação as músicas. Resultado parecido acontece com outro hino do rock, Sweet Child O'Mine.


DOWNLOAD: http://www.megaupload.com/?d=Z6RA05HN




     A gravadora lançou mais x discos além desses, com covers de Bossa Nova do Rolling Stones, Bob Marley, Madonna e de Jazz de hits dos anos 70, 80 e 90. Todos são bons, e é óbvio que só comentei especificamente os que mais se destacam. Mas é imperdível, de qualquer forma, ouvir Creep, do Radiohead, ou Wonderwall, do Oasis em formato de Jazz ou as músicas relaxantes do ícone jamaicano Bob Marley em Bossa Nova (apesar da transformação de Reggae em eletrobossa não ser tão marcante).
     O interessante, enfim, é notar como essas bandas marcaram e ainda marcam o mundo, sendo sempre alvos de reformas e adequações aos nossos interesses. Vivas ao Rock, mas, antes, ao Jazz também.



DOWNLOADS:
- Bossa n'Stones (2005)https://rs170l32.rapidshare.com/#!download|170l35|64687435|BossNSto1.rar|68917|R~0  (senha para descompactar: euphro)
- Bossa n'Marley(2005)= http://www.megaupload.com/?d=9PZM6NT3
- Bossa n'Madonna(2011)= http://www.fileserve.com/file/FT6rC3J 
- Jazz and 70's (2008)= http://w15.easy-share.com/1903042630.html
- Jazz and 80's (2009)= http://www.megaupload.com/?d=D57YJAFV
- Jazz and 90's (2006)= https://rs207dt.rapidshare.com/#!download|207l32|64695332|Ja-90s.rar|38505|R~0 (senha para descompactar: euphro)

Nenhum comentário:

Veja também