sábado, 14 de maio de 2011

1001 discos para ouvir antes de morrer


     A cultura pop é uma dos registros mais importante do mundo ocidental. Apesar de haver uma estereotipação muito agressiva, percebemos por meio dela o modo de agir da juventude, suas preferências e ideais, tudo representado através da arte. Como não lembrar do movimento da contra-cultura dos hippies desleixados? Ou não relacionar o cabelo Black Power e os decotes extravagantes dos dançarinos dos anos 80?

    Implicitamente, é sobre isso que o livro 1001 discos para ouvir antes de morrer (2008, Editora Sextante) trata. São mais de 900 páginas divididos em seis décadas (de 1950 a 2007), contendo os álbuns mais marcantes, seja pelo aspecto inovador ou pela figura de ícone do artista. A diversidade de obras conta, proporcionalmente, com 90 críticos de renome no cenário internacional, resultando em análises caprichadas de cada disco, mesmo que supérfluas.

Bob Dylan, The Beatles e Michael Jackson aparecem com muitos álbuns diferentes. Mas também não falta James Brown, Amy Winehouse ou Led Zeppelin entre os mais conhecidos.

     O livro dá uma grande preferência ao rock, mas também surpreende com o MPB de Caetano Veloso e algumas bandas alternativas sem muito destaque na mídia. No livro há uma gosto muito especial quando se lê sobre uma banda que você gosta, ver qual o ponto de vista do autor, o contexto e até algumas curiosidades sobre o álbum. Porém, é quase óbvio uma falta de sintonia quando se lê sobre um artista desconhecido. Mas essa é a proposta do livro, fazer o leitor conhecer as obras importantes para a cultura pop. Há até as indicações das músicas mais importantes de cada álbum.

     Para quem gosta conhecer novas coisas ou é um apreciador da arte, o livro é uma bíblia perfeita. Um dos únicos defeitos está na limitação do rol: como foi lançado em 2008, não há a possibilidade de saber a visão dos autores sobre outras obras dignas de serem incluídas na lista que foram lançadas posteriormente, como Viva La Vida, do Coldplay, ou Angle, do The Strokes.






Para quem tem paciência, clique AQUI para baixar todos os discos do livro.

Nenhum comentário:

Veja também